sexta-feira, 6 de julho de 2007

ICOR Avança Com Nova Via de Ligação Entre Loulé e Quarteira


Gabinete de Imprensa


Câmara Municipal considera a empreitada “vital” para a população do concelho e para os turistas


ICOR AVANÇA COM NOVA VIA DE LIGAÇÃO ENTRE LOULÉ E QUARTEIRA
Investimento vai ascender a 4 milhões de contos





O Instituto para a Construção Rodoviária (ICOR) lançou recentemente o concurso público para a construção de uma ligação alternativa entre Loulé e Quarteira (Nó de Loulé 1 da Via do Infante às Quatro Estradas), uma obra há muito aguardada pela população do Concelho de Loulé que diariamente faz o percurso entre as duas cidades.
Para além da proximidade entre Loulé e Quarteira, o grande benefício que esta obra vai trazer é a fluidez do tráfego, nomeadamente na passagem da linha férrea e no cruzamento da EN 125 (Quatro Estradas) que actualmente constituem dois estrangulamentos, sobretudo durante o Verão, altura em que se formam intermináveis filas de trânsito com consequentes transtornos para a população .
Por outro lado, esta nova via irá trazer uma maior segurança nas Quatro E-stradas, zona em que têm lugar numerosos acidentes.
O empreendimento tem como objectivo a construção de uma variante à EN 396, com cerca de 4,9 Km de extensão, a remodelação da EN 125 numa extensão de 1,8 Km e a construção da ligação à EN 396 a partir do Nó 1 da variante com cerca de 700 m de extensão.
Da empreitada faz ainda parte a construção de um viaduto, com a extensão aproximada de 200 m, uma passagem superior, quatro passagens inferiores e dois pontões de forma a diminuir o cruzamento das Quatro Estradas que é um dos pontos mais congestionados da EN 125.
Durante uma visita de trabalho realizada pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Vieira da Silva, ao concelho, no passado mês de Julho, o presidente da Câmara Municipal manifestou a este responsável governamental a necessidade de uma nova via que ligue as cidades de Loulé e Quarteira.
“É o sentimento da população que é vital a ligação da VLA para as Duas Sentinelas, ou seja, a ligação de Loulé a Quarteira. De acordo com estudos de contagem de tráfego, à excepção da EN 125, a estrada que liga as duas principais cidades do concelho é aquela que tem maior circulação de tráfego em todo o Algarve”, referiu Vítor Aleixo na altura.
O edil salientou igualmente que esta é uma obra que se torna ainda mais necessária já que “o concelho de Loulé é anfitrião do Euro 2004 e, como tal, necessita de criar condições de acessibilidades para receber os milhares de turistas esperados nessa ocasião”.
Agora a Câmara Municipal de Loulé vê esta obra avançar a passos largos, com a publicação de um concurso público que decorrerá até ao mês de Fevereiro.
Este investimento do governo ascende a 4 milhões de contos (cerca de 20 milhões de euros). A obra terá um prazo de execução de 540 dias.

CML/GCRP
01.12.5