domingo, 3 de junho de 2007

Câmara Vai Comprar Convento de Santo António à Santa Casa da Misericórdia

DECLARAÇÃO DE VOTO


“Proposta de Aquisição do Convento de Santo António de Loulé à Santa Casa da Misericórdia de Loulé”

Após solicitarem, sem êxito, ao Sr.Presidente da Câmara, para retirar a proposta supra referida a fim de que lhes fosse possível, com tempo, reunir mais informação e estudar detalhadamente o teor e implicações da aprovação da mesma, os vereadores abaixo subscritos consideram que:

1. Por princípio, é merecedor de apoio inequívoco o propósito do executivo Camarário de adquirir o Convento de Santo António dado tratar-se de um ente patrimonial de grande relevância cultural como, aliás, resulta da leitura do texto da proposta.

2. Dado que a proposta não esclarece, os signatários desta declaração questionam o Executivo se existe ou não um Protocolo em vigor de acordo com o qual a Câmara tem a responsabilidade de fazer a conservação daquele edifício e, também, os moldes em que ele é colocado à disposição da comunidade.Ante uma proposta desta natureza seria benéfico conhecer a existência ou não de tal documento.

3. É estranho que uma proposta que prevê gastar ao erário público € 862 000,00 não defina para o bem a adquirir qualquer objectivo ou programa concreto, não indo a justificação além da afirmação vaga de que se pretende integrar o Convento de Santo António no “ Cluster “ cultural do Concelho.Soa bem, mas diz pouco quanto à substância do assunto.

4. Pelo exposto os vereadores abstêm-se na votação desta proposta.


Vítor Aleixo Luís Mealha Maria Helena Baptista




Loulé,Salão Nobre dos Paços do Concelho em 30 de Maio de 2007